sexta-feira, 11 de junho de 2010

FIQUE ATENTO, VIGIE, EXAMINE-SE, FALE COM DEUS, NÃO SE DESVIE, POIS A ESCOLHA DO CAMINHO É SUA E DE MAIS NINGUÉM. 


1 Pedro - 5:8
8 - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Ser sóbrio, não significa somente deixar de estar embriagado de drogas lícitas ou ilícitas. Significa deixar os sentimentos tomar conta do seu ser. Quando nos embriagamos de alguns sentimentos, como a tristeza por uma perda ou derrota, de rancor por uma ofensa, de vingança por uma calúnia, de culpa por algo errado que cometemos, ou de qualquer tipo de sentimento que não vem de DEUS; erramos por que não há equilíbrio. Os sentimentos que vem de DEUS são comedidos, temperados, equilibrados. Existem casos de excessos sim, mas foram instantes de adoração, seja na dança que Davi dançou, ou no canto que Miriam cantou, os dois casos foram para exaltar o SENHOR. Não devemos deixar esses ou qualquer outro sentimento dominar nosso ser. 

Vigiemos então para que esse excesso não se instale em nossos corações para fazer morada. Pois se isso acontecer, seremos cegados e com isso não poderemos contemplar a obra, os planos e projetos que DEUS tem para nossas vidas. Se não vigiarmos, esses sentimentos vêm de mansinho e se instalam no nosso coração, depois eles invadem a mente, e por fim nossa visão de fé, aquela mesma visão que tínhamos quando ouvimos aquela PALAVRA e através DELA, DEUS nos abençoou. ”Lembra daquela PALAVRA? Você deu um testemunho que foi abençoado por DEUS. A Palavra não muda, nós sim. Volte para DEUS e peça a ELE em oração para te colocar novamente no caminho DELE.

Sendo sóbrio, vigiando e andando no caminho que DEUS traçou para nós, o diabo pode até andar em nosso redor, bramando como um leão, mas não conseguirá nos tragar, por que estaremos falando o que é correto, não teremos maus pensamentos nem maus sentimentos em nosso coração ou mente, e por tanto não ficaremos cegos para cometer erros achando que são acertos ou vontade de DEUS. A vontade de DEUS é que todos sejamos libertos, salvos e abençoados, mas principalmente que possamos morar com ELE pela eternidade.

Isaías 35: 08-10
- E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.
9 - Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele.
10 - E os resgatados do SENHOR voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

DEUS traça um caminho para nós; basta ouvirmos o que ELE diz, basta estarmos andando conforme a PALAVRA. Caminhando com JESUS não erraremos, nem nas decisões que temos em todos os momentos de nossa vida, seja qual for o setor, seja intimo e pessoal, conjugal, profissional, financeiro, institucional, vocacional e aí por diante. Fazer a vontade de DEUS não nos traz prejuízo algum, muito pelo contrário, só nos traz alegria, satisfação, abastança, abundância, fortaleza, paz, tranqüilidade e muitas outras coisas que muitas pessoas buscam no dinheiro, na imoralidade sexual do homossexualismo, fornicação ou prostituição, nas drogas lícitas ou ilícitas, na corrupção financeira, moral e de caráter, além de muitas outras formas de satisfazer a carne para preencher aquele vazio, que só existe por que este é o lugar do SENHOR DEUS, e não encontrará DEUS em nenhuma dessas coisas. Nem mesmo naquela igreja que permite que você erre só um pouquinho, por que diz que os tempos mudaram. Como diz aquela PALAVRA, o céu e a terra passarão, mas a PALAVRA DE DEUS não muda, ela é imutável, Ela não retorna para ELE sem antes prosperar naquilo para que fosse proferida. Somos nós que paralisamos a obra de DEUS em nossas vidas, deixando de andar nos caminhos DELE para andarmos nos nossos caminhos e ainda temos a cara e a coragem de pedir para ELE que abençoe nossos caminhos, temos que pedir para ELE, firmar nossos passos nos caminhos DELE por que nossos caminhos são tortuosos, sujos, imorais e que nos levam à morte e à perdição eterna.
Provérbios - 14: 12
12 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. 


Quando não andamos nos caminhos traçados por DEUS, escolhemos caminhos que nos levam a morte, mesmo parecendo correto aos nossos olhos temos de ter o direcionamento de DEUS pela palavra para seguirmos aquele caminho que almejamos. Quando damos ouvidos à voz de DEUS, através da pregação da PALAVRA nos cultos dentro da igreja, ouvindo um CD, vendo um programa de EVANGELIZAÇÃO na televisão, ouvindo a uma pessoa que evangeliza e então fizermos aquilo que nos foi orientado através da PALAVRA, podemos ter certeza que venceremos todas as batalhas e não caminharemos mais pelos caminhos que levam a morte e a perdição eterna. Se ouvindo a pregação você entendeu a PALAVRA, e aquela passagem lhe saltou os olhos, e você percebeu que DEUS falou contigo lhe mostrando o que deves realmente fazer, seja qual for a situação, faça conforme DEUS falou, para que não venha sobre você o mal que brama como um leão que fica junto ao caminho buscando a quem possa tragar. 

1 Reis 13: 01-29
01 - E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
02- E ele clamou contra o altar por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
03 - E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.
04 - Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si.
05 - E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do SENHOR.
06 - Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao SENHOR teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao SENHOR, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes.
07 - E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente.
08 - Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.
09 - Porque assim me ordenou o SENHOR pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.
10 - Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.
11 - E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai.
12 - E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E seus filhos lhe mostraram o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá.
13 - Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento no qual ele montou.
14 - E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.
15 - Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão.
16 - Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.
17 - Porque me foi mandado pela palavra do SENHOR: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.
18 - E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).
19 - Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água.
20 - E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do SENHOR veio ao profeta que o tinha feito voltar.
21 - E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porquanto foste rebelde à ordem do SENHOR, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te mandara,
22 - Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o SENHOR te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.
23 - E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.
24 - Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.
25 - E eis que alguns homens passaram, e viram o corpo lançado no caminho, como também o leão, que estava junto ao corpo; e foram, e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava.
26 - E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do SENHOR; por isso o SENHOR o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o SENHOR lhe dissera.
27 - Então disse a seus filhos: Albardai-me o jumento. Eles o albardaram.
28 - Então foi, e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; e o leão não tinha devorado o corpo, nem tinha despedaçado o jumento.
29 - Então o profeta levantou o cadáver do homem de Deus, e pô-lo em cima do jumento levando-o consigo; assim veio o velho profeta à cidade, para o chorar e enterrar.

Eis o testemunho de como não devemos agir, ouvir a voz de DEUS e nos desviar por confiar mais no homem do que no SENHOR. Algumas vezes estamos com fé naquela PALAVRA que DEUS nos deu naquele culto que buscávamos uma solução para determinada situação. Então DEUS nos fala o que devemos fazer, começamos e executamos parte daquilo que DEUS nos ordenou e durante o caminho que nos leva até a salvação, nos deixamos dominar pelos sentimentos da carne.  
Deixamos-nos ser dominados por que paramos de ouvir a voz de DEUS, por que deixamos de falar com DEUS e continuamos nosso caminho em silêncio. As vezes até fazemos uma oração ou outra, mas não com sinceridade, só por hábito ou religiosidade, e com isso passamos a confiar em nossa força. Quando isso acontece, devemos atentar para esses sintomas e diagnosticar nossas falhas. Pois por andarmos dessa maneira, o diabo, que anda ao nosso derredor percebe e usa alguém, mesmo que esta pessoa seja seu familiar, amigo ou membro da mesma igreja que você freqüenta para falar que não tem problema se você se desviar do caminho traçado por DEUS, para se fortalecer ou matar o desejo da carne. Quando DEUS dá uma ordem, ela tem que ser cumprida até o final, ou seja, até a sua salvação que vem no final da sua caminhada.
Daniel – 6: 16-23 
16 - Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
17 - E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.
18 - Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.
19 - Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões.
20 - E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
21 - Então Daniel falou ao rei: O rei, vive para sempre!
22 - O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
23 - Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.

Daniel era um homem que de contínuo conversava com DEUS, e por causa da inveja de outras pessoas que viam que ele era abençoado e que tinha um ESPÍRITO DE EXCELÊNCIA preenchendo seu ser, fazendo com que fosse o escolhido do rei, tramaram uma armadilha para que este homem de DEUS fosse derrubado, humilhado e por fim exterminado.
Tais pessoas decretaram uma lei que homem algum poderia orar ou se curvar ao seu deus mas somente ao rei.
Estas pessoas então ficaram espreitando Daniel para que o pudesse pegar em suas orações. (Assim como o diabo fica ao nosso derredor bramando como leão).
Daniel não seguiu tal lei daqueles homens, pois sabia que a Lei de DEUS era maior e que o fizera chegar onde chegou, líder do palácio do rei.
O rei muito se angustiou por ver que Daniel nada tinha feito de errado e que ele tinha caído em laço armado por pessoas usadas pelo inimigo de toda humanidade. Então quando tirou Daniel da cova dos leões, o rei teve a certeza de que o DEUS que Daniel servia continuamente é realmente o DEUS VIVO que livra, salva e opera maravilhas no céu e na terra e livra do poder dos leões e faz prosperar no reinado daquele que foi escolhido para ser seu rei.
Então mesmo que o leão venha na sua vida, continue confiando em DEUS, ELE o livrará e fechará a boca dos leões por amor a você e por saber que anda nos caminhos que ELE traçou. 

FAÇA HOJE A SUA ESCOLHA, O CAMINHO JUSTO E RETO CHEIO DE BENÇÃOS E VITÓRIAS OU O CAMINHO QUE PODE LHE TRAZER PRAZERES MOMENTÂNEOS E A PERDIÇÃO ETERNA. 
JESUS DISSE:  
“EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA!” (JO 14: 16) 
“EU VIM PARA TRAZER A VIDA E COM ABUNDÂNCIA!” (JO 10: 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário